O Dia do Papa, a missão caritativa da Igreja e a Kolbe Arte

Neste dia 29 de junho, quando a Igreja celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, também somos convidados a olhar com amor e oração para aquele que, como sucessor de Pedro, guia o povo de Deus: o Papa. Em comunhão com toda a Igreja, a Kolbe Arte se une aos fiéis do mundo inteiro para celebrar o Dia do Papa e reforça seu apoio espiritual e concreto à missão do Santo Padre, especialmente por meio da tradicional coleta do Óbolo de São Pedro, instrumento de caridade que ajuda o Papa a atender inúmeras necessidades ao redor do mundo.

Conhecido também como o Dia da Caridade do Papa. A oferta é destinada ao Papa, que converte os valores recebidos para obras de caridade no mundo inteiro, ajudando assim aqueles que sofrem pela falta de recursos financeiros, seja por questões naturais ou por calamidades como a guerra.

Foi o caso dos € 100 mil (cem mil euros) destinados pelo Papa Francisco (in memoriam) aos irmãos gaúchos atingidos com as chuvas no ano de 2024. Foi a partir do valor doado ao Óbolo de São Pedro também que Francisco doou uma ambulância para a Ucrânia, que sofre com a guerra.

Após a arrecadação, o Vaticano disponibiliza uma prestação de contas para que os fiéis do mundo inteiro acompanhem os lugares que recebem doações em todos os continentes. Para participar e demonstrar o seu amor ao Papa, você pode doar nas coletas realizadas por ocasião do Dia de São Pedro, em todas as missas na Igreja local que você participa.

Essa é uma das cinco coletas que a Igreja realiza durante o ano, sendo três em nível internacional e duas nacionais. A primeira doação é a Pela Terra Santa, que acontece na Sexta-Feira da Paixão, a segunda é o Óbolo de São Pedro, que acontece no dia 29 de junho, Dia de São Pedro Apóstolo e a terceira, a Campanha Missionária, que acontece por ocasião do Dia Mundial das Missões. As duas campanhas de coleta nacional, no Brasil, acontecem na Quaresma, a Campanha da Fraternidade e no mês de dezembro, a Coleta Nacional da Evangelização, realizada no período do Advento.

Na Kolbe, compreendemos que o cinema pode ser também expressão dessa caridade, que pode ser exercida por todas as dioceses e arquidioceses do Brasil, não apenas durante os dias de coleta internacional, mas em todo período do ano, como forma de ajudar a Igreja em suas obras caritativas e missionárias.

Os fieis podem, por exemplo, organizar sessões de cinema católico não apenas como momentos de cultura e espiritualidade, mas também como ações solidárias, cuja renda ou doações arrecadadas possam ser destinadas a iniciativas caritativas locais ou mesmo ao Óbolo de São Pedro.

Ao promover exibições de filmes com temáticas de fé, valores cristãos e testemunhos inspiradores, cada comunidade pode contribuir com a missão da Igreja de levar o Evangelho aos mais pobres, inclusive por meio de gestos concretos de solidariedade.

Neste Dia do Papa, a equipe Kolbe também manifesta publicamente sua oração pelo Papa Leão XIV, pela sua saúde e missão. Unimo-nos em intenção ao Santo Padre e, como sinal concreto de comunhão, lembramos nossos colaboradores, parceiros, amigos e incentivadores, a contribuírem em suas comunidades paroquiais com o Óbolo de São Pedro, como expressão de nossa fidelidade e amor à Igreja.

Que São Pedro e São Paulo, colunas da fé, intercedam por todos os evangelizadores dos nossos tempos, inclusive os que, com criatividade e coragem, usam as telas do cinema para anunciar o Evangelho.

Viva São Pedro! Viva o Papa! Viva o Papa Leão XIV!

 

Mobilize sessões de cinema católico em sua cidade e faça doações para a Igreja Local: https://kolbearte.com.br/caravanas/

 

Compartilhe