1º Festival de Cinema Católico

Um presente para Jundiaí: Festival de Cinema Católico reúne fé, cultura e arte

Nos dias 27 e 28 de setembro, Jundiaí será presenteada com o 1º Festival de Cinema Católico, um encontro que une espiritualidade, cultura e arte em meio às comemorações do aniversário da cidade. A programação acontecerá na Igreja São Camilo de Léllis (Rua Angelo Rivelli, 1020, Jd. da Fonte, Jundiaí/SP), com entrada gratuita, pipoca e refrigerante em todas as sessões de cinema.

Segundo Angela Morais, CEO da Kolbe Arte e idealizadora do festival, “nosso objetivo é proporcionar à comunidade de Jundiaí uma experiência única de fé e cultura, onde cada filme, exposição e palestra possa inspirar reflexão, esperança e união entre as pessoas.”

1º Festival de Cinema Católico
1º Festival de Cinema Católico

 

Mostra dos Milagres Eucarísticos no Mundo

A exposição é inspirada pelo jovem santo italiano Carlo Acutis, e apresenta registros documentados de Milagres Eucarísticos ao redor do mundo. Os visitantes terão uma experiência de fé e contemplação, reforçando o amor à Eucaristia e o legado de evangelização deixado por Carlo Acutis.

No dia 7 de setembro, o Papa Leão XIV proclamou Santo o jovem Carlo Acutis, conhecido agora como o primeiro santo da geração millennial. Jovem, apaixonado por tecnologia e com uma fé inabalável, faleceu em 2006, aos 15 anos, vítima de uma leucemia.

Carlo Acutis foi um adolescente italiano nascido em 3 de maio de 1991, em Londres. Desde jovem, possuía um profundo amor por Deus e pela Eucaristia, frequentando diariamente a missa e passando longas horas adorando o Santíssimo Sacramento. Ele se destacava por sua generosidade e caridade para com os menos favorecidos, sempre buscando ajudar o próximo.

O jovem era um admirador da tecnologia, e utilizou seus conhecimentos para criar um site que catalogava Milagres Eucarísticos ao redor do mundo, com o objetivo de compartilhar a beleza da presença de Jesus na Eucaristia com o maior número de pessoas possível.

Participe do 1º Festival de Cinema Católico, na Igreja São Camilo de Léllis, em Jundiaí (SP), e conheça mais dessa história de São Carlo Acutis e dos Milagres Eucarísticos pelo Mundo.

Mostra Milagres Eucarísticos Carlo Acutis. Foto: henrique_andrioli
Mostra Milagres Eucarísticos Carlo Acutis. Foto: henrique_andrioli

 

Palestra de Loo Burnett

No sábado, dia 27, às 15h, será realizada a palestra de Loo Burnett, publicitária, escritora e angelóloga, com o tema “São Miguel e as almas do Purgatório”.

“Será uma alegria imensa dividir meus conhecimentos com vocês durante o Festival de Cinema Católico. Porque o aprendizado e o entretenimento católico andam de mãos dadas, e é importante que cada um faça a sua parte neste mundo de Deus. Vou partilhar com vocês o que venho estudando há 15 anos, sobretudo nas peregrinações que fiz, dos livros que escrevi, das produções de cinema que participei. Tenho certeza que este primeiro Festival de Cinema em Jundiaí vai transformar a sua vida, e o assunto sobre os anjos e a devoção às Almas do Purgatório também”, destaca a escritora.

Loo Burnet, angelologista
Palestra com Loo Burnet, angelologista. Foto: Arquivo

 

Programação de Filmes – Sinopses

As exibições de filmes católicos distribuídos pela Kolbe Arte serão realizadas no sábado e domingo, com entrada gratuita, pipoca e refrigerante em todas as sessões.

  • Sábado, 27/09:

– 09h30 – Maximiliano Kolbe e Eu: A trajetória do santo que deu a vida para salvar um companheiro em Auschwitz, mostrando coragem, fé e amor ao próximo.

– 13h00 – Purgatório: Segredos Revelados: Um mergulho na doutrina do Purgatório, explorando relatos e experiências de transformação espiritual.

– 15h00 – O Último Chamado de Maria: A história de pessoas que sentiram o chamado de Maria para renovar sua fé e compromisso com a vida cristã.

– 17h00 – O Céu Não Pode Esperar: Narrativas de pessoas que tiveram experiências espirituais profundas, reforçando a importância da fé em momentos de desafio.

 

  • Domingo, 28/09:

– 10h00 – Coração de Pai: Uma reflexão sobre o amor paternal e a presença de Deus na vida familiar, incentivando valores de cuidado e proteção.

– 13h00 – Coração Ardente: Retrata a devoção e a paixão de pessoas que dedicam suas vidas à oração e à caridade, inspirando o público a seguir o exemplo.

– 15h10 – Vivo: quem está aí: Histórias de reencontros e sinais de esperança, mostrando como a fé pode transformar vidas mesmo em situações difíceis.

– 17h00 – Guadalupe: Uma narrativa que revela o impacto das aparições de Nossa Senhora de Guadalupe na vida das pessoas e na história da evangelização.

 

Encontro e reflexão

Mais do que sessões de cinema, o 1º Festival de Cinema Católico é um convite ao encontro, à reflexão e à esperança. Famílias, jovens, idosos e comunidades de fé estão convidadas a viver dois dias de partilha, celebrando juntos a vida, a fé e os valores que fortalecem a identidade da cidade, destaca padre Bruno Bussolini, pároco da Igreja São Camilo de Léllis:

“Para mim, o Festival de Cinema Católico é um verdadeiro presente de Deus para nossa cidade. Ele nos dá a chance de experimentar a fé de um jeito diferente: através das histórias que tocam a alma e despertam em nós sentimentos de esperança, amor e fraternidade. Vejo esse festival como um abraço à comunidade de Jundiaí, porque ele reúne famílias, amigos e pessoas de diferentes realidades em torno da mesma luz: a fé que nos une e nos fortalece.”

O 1º Festival de Cinema Católico da Kolbe Arte é uma realização da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e com apoio do deputado Gil Diniz.

 

Assessoria de Imprensa
Priscila Ferreira
Contato: (19) 99872-3002

Compartilhe