Fotograma - Vencer ou Morrer

Pré-estreia do filme Vencer ou Morrer reúne influenciadores e lideranças católicas no Rio de Janeiro

Evento conclui circuito de pré-estreias do lançamento nacional de Vencer ou Morrer, que encerra nesta segunda-feira com sessões no Rio de Janeiro (RJ) e em Recife (PE)

O Rio de Janeiro recebe turnê nacional de pré-estreias do filme francês Vencer ou Morrer, obra histórica, baseada em fatos reais, com distribuição nacional da Kolbe Arte. O longa-metragem já levou às salas de cinema da França mais de 300 mil pessoas e agora chega ao Brasil como um convite à reflexão sobre fé, liberdade e resistência. A sessão exclusiva para convidados acontece nesta segunda-feira (26), às 19h30, no Cinemark do Shopping Praia Botafogo, Zona Sul da capital carioca.

A pré-estreia é uma oportunidade única para a imprensa e os formadores de opinião conhecerem, em primeira mão, uma das mais importantes estreias do ano no circuito do cinema religioso e histórico.

Imagem: Cena de Vencer ou Morrer
Imagem: Cena de Vencer ou Morrer

Vencer ou Morrer, chega ao Brasil como a primeira obra de ficção com curadoria da Kolbe Arte, até então especializada em doumentários e docudramas, lançando no Brasil obras como O Céu não Pode Esperar, Guadalupe e Vivo – Quem está aí?. Além da novidade ficcional, Vencer ou Morrer promete impactar o Brasil com uma história épica, porém, com pautas atuais, que falam sobre liberdade religiosa, fé e coragem.

Antes de chegar à capital carioca, o circuito de pré-estreias passou por Brasília (DF), Campinas (SP) e São Paulo (SP), reunindo formadores de opinião, historiadores, intelectuais, influenciadores católicos e lideranças religiosas. Os tours de pré-estreias encerram nesta segunda-feira (26), com as exibições no Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).

Pré-estreia de Vencer ou Morrer em São Paulo (SP). Foto: Arquivo Kolbe Arte
Pré-estreia de Vencer ou Morrer em São Paulo (SP). Foto: Arquivo Kolbe Arte

A pré-estreia no Rio contará com a presença da imprensa local, além de historiadores e intelectuais como o doutor em história, arqueólogo e escritor João Carlos Nara Jr., conhecido por sua exímia capacidade de investigação com temas pouco claros para a história. Recentemente lançou em coautoria com o historiador Júlio César Dias Chaves, pela Cultor de Livros, “Madalena – A apóstola dos apóstolos através dos séculos”, cujo processo de pesquisa e escrita de quase 10 anos, teve como tarefa desmistificar e desvendar as interpretações equivocadas sobre essa personalidade bíblica.

O historiador e professor de História da Igreja no Seminário Arquidiocesano de Brasília, Júlio César Dias Chaves, esteve presente na pré-estreia de Vencer ou Morrer em Brasília (19/5) e divulgou na última sexta-feira (23), um vídeo em suas redes socais convidando os católicos a assistirem.

“A Revolução Francesa ao mesmo tempo em que defendeu conceitos e elementos essenciais para a sociedade de hoje, como a liberdade e igualdade, ela também teve um caráter profundamente anticlerical…perseguiu a Igreja, perseguiu padres, perseguiu religiosos, proibiu o culto cristão e confiscou os bens da Igreja…e foi justamente contra esse aspecto anticlerical que a contrarrevolução de Vendeia lutou”, comentou o professor Júlio César em suas redes.

Professor Júlio César Chaves e sua esposa, Andreia Fernandes Chaves, na pré-estreia de Vencer ou Morrer em Brasília (DF)

O evento contará ainda com influenciadores católicos, como o diácono da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Alexandre Varela, conhecido nacionalmente pelo canal O Catequista, além de profissionais do audiovisual católico brasileiro, como Isaac Newton Raitz, produtor executivo de “Aparecida – o filme”, obra que retrata o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1717, no Rio Paraíba do Sul e traz em seu elenco o ator Juliano Cazarré.

Diácono Alexandre Varela, Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e canal O Catequista

Os convidados refletem a proposta da missão da Kolbe Artes, que enquanto distribuidora nacional de filmes católicos no Brasil, tem se dedicado à valorização do audiovisual e para isso, se propõe proporcionar ao público, em cada lançamento, uma experiência de fé no cinema.

Vencer ou Morrer – uma história épica atual e necessária

Gravado nos cenários onde aconteceu o fato histórico da Guerra de Vendeia, o longa-metragem Vencer ou Morrer é uma produção do Puy du Fou Films, com roteiro de Vincent Mottez, que também dirige a obra com codireção de Paul Minot. A trilha sonora original é assinada por Nathan Stornetta, talento renomado que integra o time oficial, responsável pelos principais grandes espetáculos do Puy du Fou Films.

Vencer ou Morrer é baseado na história real dos mártires da Guerra de Vendeia, na França. O longa-metragem de 99 minutos, com classificação não recomendada para menores de 14 anos, retrata a série de revoltas contra a Revolução Francesa que aconteceu na França entre os anos de 1793 a 1796.

No filme, François-Athanase Charette de La Contrie é o ex-oficial da marinha real que retorna à sua terra natal e encontra um povo angustiado, ferido e ameaçado pela repressão revolucionária. Atendendo ao apelo dos camponeses e de famílias cristãs, ele aceita liderar uma resistência em nome da fé, da liberdade e da dignidade humana.

A estreia oficial nos cinemas de todo o Brasil está marcada para o dia 5 de junho, com distribuição da Kolbe Arte, que celebra em 2025 seus 15 anos de atuação e desde 2019, tem feito do audiovisual católico a sua principal missão.

Serviço
Evento: Pré-estreia do filme Vencer ou Morrer
Data: 26 de maio de 2025 (domingo), às 19h30
Local: Cinemark,Shopping Praia Botafogo, Botafogo, RJ
Estreia nacional: 5 de junho de 2025
Distribuição: Kolbe Arte Produções –  www.kolbearte.com.br | Instagram: @kolbearte

Contato para imprensa:

Virgínia Diniz | (98) 982841316
imprensa@kolbearte.com.br

Porta-voz: Angela Morais, Founder e CEO Kolbe Arte

Compartilhe