Conheça o time de convidados da Kolbe Arte no 1º Fórum de Cinema na ExpoCatólica 2025

Conheça quem estará em destaque nos dias 3 e 4 de julho na ExpoCatólica 2025

O 1º Fórum Nacional de Cinema Católico, que acontecerá durante a ExpoCatólica, em São Paulo, nos dias 3 e 4 de julho de 2025, é um marco para o audiovisual cristão no Brasil. Reunindo profissionais de diferentes áreas do cinema, da televisão, da comunicação, da arte e da evangelização, o evento tem como propósito fomentar o diálogo entre fé, cultura e missão por meio da linguagem cinematográfica.

Nesta publicação, apresentamos os convidados confirmados, que ministrarão palestras e conversarão com os participantes do Fórum. São artistas, diretores, roteiristas, produtores e estudiosos que, com suas experiências e trajetórias, estão ajudando a construir um cinema com valores, identidade e propósito.

Confira a seguir quem são os nomes que estarão presentes neste encontro inédito e inspirador:

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

Tiago Benetti

Diretor e roteirista do longa “São Miguel Arcanjo – Santuário de Batalha”, Tiago Benetti é um dos nomes em ascensão no audiovisual confessional brasileiro. Também assina a direção de “O Poder do Rosário”, com estreia anunciada para outubro de 2025. Sua abordagem une pesquisa histórica, espiritualidade e qualidade técnica. É também idealizador de projetos que buscam renovar a presença de temáticas cristãs no cinema, articulando narrativa, devoção e identidade cultural.

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

Suzana Castelo

Apresentadora, atriz e produtora, Suzana assina o roteiro e a produção da primeira cinebiografia de Guido Schäffer, onde atua ao lado do diretor Jayme Monjardim. Suzana estudou Literatura Inglesa e Dramaturgia, Goldsmiths College, University of London, Fluente em três idiomas: português, inglês e espanhol. Em sua atuação profissional, destaca-se pelo protagonismo feminino e qualidade artística no audiovisual.

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

Alexandre Machafer

Diretor, ator e produtor com MBA em Cinema Documentário pela FGV e mais de 10 anos de experiência em projetos para cinema e streaming. Entre seus principais trabalhos estão a série “Brasil Imperial” (2020), o longa “O Filho do Homem” (2019) e o filme “Jorge da Capadócia” (2024), no qual também atuou e assinou a direção e produção. Com sólida atuação no audiovisual independente, é formado pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Também atua como gestor cultural no Centro Cultural Cesgranrio, no Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Myriam Rios

Atriz com mais de 40 anos de carreira na TV, no teatro e no cinema, destacou-se em novelas como “Escrava Isaura”, “Ti Ti Ti” e “O Clone”. Também atuou como apresentadora e foi deputada estadual no Rio de Janeiro. Católica convicta, tem participado de filmes e eventos que valorizam a fé cristã. Em sua trajetória, une arte e testemunho pessoal como missão.

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

Fabrício Bittar

Roteirista e diretor do filme Inexplicável, que figurou entre os Top 10 da Netflix, é conhecido por unir drama e fé em narrativas baseadas em fatos reais. Com trajetória no cinema comercial e autoral, Bittar busca impactar o público com histórias humanas e mensagens de esperança. Atua também com desenvolvimento de roteiros e formação de novas equipes de produção.

 

 

 

 

 

 

 

 

Eduardo Borgerth

Eduardo Borgerth é dublador e diretor de dublagem desde 1984, com passagem por estúdios como Herbert Richers, Delart e praticamente todas as grandes casas de dublagem do Rio de Janeiro. É a voz de personagens icônicos como o Visão (Paul Bettany) nos Vingadores, John McClane (Bruce Willis) em Duro de Matar 4 e 5, e Frank Castle em O Justiceiro. Também deu voz ao sargento Terry Jeffords (Brooklyn Nine-Nine), ao Dr. Martin Stein (Flash), e ao personagem Jake em Hora de Aventura. Jornalista de formação, é também músico, professor de dublagem no Instituto Artístico Brasileiro, cursou Teologia pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas e é fundador da Comunidade Pecado Lavado. Tem dirigido a dublagem de diversos filmes católicos, promovendo qualidade técnica e linguagem acessível. É referência no meio pela excelência vocal e sensibilidade narrativa.

Foto: Arquivo Ziza Fernandes
Foto: Arquivo Ziza Fernandes

 

 

 

 

 

 

 

 

Ziza Fernandes

Cantora, compositora, psicóloga e CEO da Oficina Viva Produções. Ziza é referência na formação artística cristã no Brasil e atua também na produção de documentários e projetos audiovisuais voltados à educação e espiritualidade. Coordenadora da pós-graduação “Vida & Arte com Sentido”, promove o diálogo entre fé, sensibilidade estética e inovação cultural. Levou aos cinemas brasileiros documentários musicais que nasceram da Oficina Viva Produções, como “Mais que os pássaros – 30 anos” e “Immaculée”.

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

Loo Burnet

Publicitária, escritora, angeóloga e roteirista. Com cinco livros publicados no Brasil e um na Polônia, Loo Burnet se dedica no apostolado aos Santo Anjos, sobretudo ao de São Miguel Arcanjo. É também administradora das páginas São Miguel Arcanjo Oficial, presente no Instagram e no Facebook. Autora do livro “São Miguel Arcanjo – Santuário de Batalha”, obra que está sendo adaptada para o cinema, com direção de Tiago Benetti. Seu trabalho une pesquisa espiritual, construção simbólica e narrativa envolvente. Tem colaborado com produtoras e distribuidoras que investem no mercado católico no Brasil.

 

Programação 1º Fórum de Cinema Católico

Dia 3 de julho | Quinta-feira

 

12h20 – Desafios da produção audiovisual independente | Alexandre Machafer, Diretor do filme Jorge da Capadócia

14h40 – Cultura do audiovisual brasileiro confessional | Tiago Benetti,  Diretor do filme São Miguel Arcanjo

16h20 – Como se preparar para interpretar uma personagem de fé | Myrian Rios, Atriz e apresentadora

17h40 – Roteiro do primeiro filme sobre Guido Schäffer | Suzana Castelo, Atriz, produtora e roteirista

– Primeiro filme sobre Guido Schäffer | Jayme Monjardim, Diretor do filme de Guido

Dia 4 de julho | Sexta-feira

11h40 – Sucesso de uma história de fé | Fabrício Bittar, Diretor do filme

14h – Experiência de dublar e dirigir dubladores para filmes católicos | Eduardo Borgerth, Ator e dublador

14h40 – O crescimento do mercado audiovisual artístico cristão | Ziza Fernandes, CEO Oficina Viva

15h20 – Como um livro pode tornar um filme | Loo Burnett, Escritora e roteirista

Inscreva-se no 1º Fórum de Cinema Católico do Brasil

O evento é 100 % gratuito, porém exclusivo para participantes credenciados da ExpoCatólica. As vagas são limitadas e as sessões são por ordem de chegada, portanto, é fundamental se inscrever com urgência para garantir sua participação.

Por isso é importante participar, pois, somado as vantagens principais, o Fórum de Cinema Católico é gratuito, o que garantirá acesso à educação, cultura e informação, de modo democrático, bastando apenas que os interessados se inscrevam na feira.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe