Parceria entre a Kolbe Arte e o SantuCast levou o estúdio do Podcast para a ExpoCatólica 2025

O SantuCast contou com 25 entrevistados e a partir do dia 14 de julho, serão exibidos cinco episódios por semana. A programação semanal será divulgada nas mídias da Kolbe Arte e do SantuCast 

Com uma cartela de ativações de marketing católico de sucesso na edição 2025 da ExpoCatólica, a Kolbe Arte, em parceria com o SantuCast, Podcast do Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Jundiaí (SP), levaram um estúdio de Podcast para a feira, onde entrevistaram bispos, missionários digitais, padres, apresentadores de TV, cantores, palestrantes e a Founder e CEO da Kolbe Arte, Angela Morais, para falar sobre cinema!

A distribuidora e produtora nacional de filmes católicos para cinema e stremings no Brasil, realizou uma série de ativações em seu estande, unindo cinema, comunicação e espiritualidade. Durante o evento, foram promovidas entrevistas ao vivo, gravações de episódios especiais e encontros com ouvintes e evangelizadores. Essa iniciativa reforçou a presença da Igreja nos meios digitais, ao mesmo tempo em que integrou o público da feira a uma experiência concreta de escuta, interação e fé.

O podcast é uma poderosa ferramenta de comunicação e evangelização. No Brasil, onde o consumo de podcasts cresce rapidamente, o segmento religioso, em especial o católico, ocupa um lugar cada vez mais relevante. Seja com programas de formação, oração, entrevistas ou espiritualidade cotidiana, os podcasts católicos estão ajudando a levar a fé para o cotidiano das pessoas, diretamente aos seus fones de ouvido.

Os vídeos estão sendo exibidos nas redes e canais da Kolbe Arte e do SantuCast, locais onde o público poderá seguir e compartilhar os conteúdos.

O SantuCast, que já é uma iniciativa exitosa do catolicismo midiático, com suas reflexões e conteúdos espirituais consistentes, demonstram na prática como o podcast pode se tornar também um ponto de contato evangelizador em eventos presenciais. A Kolbe Arte, ao apostar nesse tipo de ativação, fortaleceu seu papel de promotora da cultura católica contemporânea, conectando espiritualidade, tecnologia e produção audiovisual em um mesmo espaço.

Quem foram os entrevistados do SantuCast no estande da Kolbe Arte:

1- Professor Felipe Aquino;

2- Dunga;

3- Maria do Rosário;

4- Padre Joãozinho SCJ;

5- Juninho Cassimiro;

6- Diego Fernandes;

7- Angela Morais;

8- Alexandre Machafer;

9- Eduardo Gorgerth;

10- Padre Márcio Almeida

11- Ziza Fernandes

12- Diácono Alexandre Varela, O catequista (diácono permanente da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro)

13- Frei Adener, Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo

14- Padre Edson Ribeiro

15- Priscila Piatt

16- Giovanna de Souza

17- Fabiano Fritz

18- Gustavo Andrade

19- Gislaine Caroline

20- Fred Pacheco, Banda Dom

21- Padre Iágaro Domingos

22- Gabriel Alves

23- CIB (instituição que resgata as crianças)

24- Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo da Diocese de Piracicaba (SP)

25 – Padre Alberto Gambarini, Programa Encontro com Cristo, REDEVIDA Brasil

 

SANTUCAST, um bate-papo com a produção

O SantuCast é coordenado e produzido pelo jovem Caíque Ribeiro, 26 anos, que também é o host do Podcast. Formado em fotografia e atualmente em processo de formação no curso de Rádio e TV.

Em entrevista à imprensa Kolbe Arte, Caíque fala sobre sua experiência à frente da missão do SantuCast. Acompanham ainda Caíque uma equipe composta por 10 pessoas, todos dirigidos pelo padre Carlos Virillo, que além de pároco do Santuário é Vigário-Geral da diocese de Jundiaí. Por esse motivo, o bispo diocesano, Dom Arnaldo Cavalheiro Neto, é um grande apoiador do Podcast e já esteve em dois episódios do Podcast, no episódio 50 e no aniversário de 1 ano do podcast.

O processo de escolha dos convidados é feito a partir de “oração e inspiração de Deus, de acordo com aquilo que a Igreja e o mundo estão vivendo no dia a dia. Buscamos levar convidados que contribuem com seus testemunhos de vida, fé, suas vidas profissionais. O diferencial é não trazer apenas padres, bispos, mas também médicos, candidatos a prefeito, jogares de futebol”, explica Caíque, que externou grande contentamento ao falar da parceria entre o Podcast e a Kolbe Arte, na ExpoCatólica:

“A parceria da Kolbe Arte com o SantuCast para a ExpoCatólica foi uma grande alegria e, ao mesmo tempo, um sinal de esperança para o cenário da comunicação católica no Brasil. Estar junto com a Kolbe, que é referência no segmento do cinema católico, é perceber que há um movimento crescente de evangelização que dialoga com a cultura, com a arte e com o entretenimento de qualidade”, afirmou Caíque.

A equipe do SantuCast conheceu a Kolbe durante a pré-estreia do último lançamento nacional, o filme Vencer ou Morrer, que aconteceu em São Paulo. Desde então, a relação entre essas duas expressões de evangelização – cinema e podcast – se estreitou, até surgir o convite para a ExpoCatólica, com a ativação de marketing no estande da Kolbe Arte:

“Nós tivemos a oportunidade de participar da pré-estreia do filme Vencer ou Morrer, em São Paulo, e foi uma experiência muito marcante. Ver o cinema sendo usado como ferramenta de formação, inspiração e anúncio da fé é algo que nos anima muito. A Kolbe tem feito um trabalho belíssimo de trazer produções com profundidade, beleza e valores cristãos, e acompanhar isso de perto é um privilégio.”

Como estudante de Rádio e TV, o audiovisual está na vida e trabalho de Caíque, que reforçou o quanto considera importante o trabalho da Kolbe Arte no Brasil: “Estar nesse tempo de retomada e valorização do cinema católico nos desafia e também nos encoraja a continuar gerando conteúdo que forme, informe e transforme. Que venham muitos frutos dessa parceria e que a ExpoCatólica seja, mais uma vez, um grande palco de testemunho da nossa fé!”

Pedimos uma mensagem para o trabalho com o cinema católico do SantuCast, Caíque nos respondeu:

“O cinema é uma linguagem poderosa. Ele nos emociona, nos faz refletir e, muitas vezes, transforma a nossa maneira de ver o mundo. Quando essa arte é usada para evangelizar, ela se torna um instrumento valioso para tocar corações e anunciar o Evangelho de forma criativa e profunda.

Num tempo em que tantas vozes disputam nossa atenção, o cinema católico surge como uma resposta bela e verdadeira, que nos aproxima de Deus e nos inspira a viver nossa fé com mais coragem. Por isso, apoiar, divulgar e consumir filmes católicos é também uma forma de evangelizar. Que a gente nunca subestime o poder de uma boa história contada à luz da fé!”

REDES SOCIAIS

@santucast

@santuariodiocesano

 

Compartilhe