Carlo Acutis nasceu em Londres em 1991. Meses mais tarde, mudou-se para Milão, onde viveu até ao fim da sua vida, em 2006. Desde muito cedo, Carlo demonstrava algo diferente em sua breve jornada, uma “essência”, algo que a muitos atraía a se aproximarem dele. Um jovem cuja vida é exemplo para o mundo inteiro e especialmente para os jovens.
Quando adolescente, criou um site com milagres eucarísticos de mais de 20 países. Ajudava aos pobres e a todos os necessitados. Carlo transmitia alegria, esperança, sinceridade, amor… Um furacão de tudo o que a sociedade precisa. Ele estava consciente de que as pessoas precisam amar e ser amadas e descobriu a chave para esse amor.
Aos 15 anos, gravou a si mesmo predizendo sua morte, fato que se concretizou apenas dois meses depois. Diagnosticado, em 2006, com leucemia do tipo mais agressivo, Carlo foi internado e disse à mãe, Dona Antônia, “Não vou sair daqui”. Durante sua estadia no hospital, os médicos ficaram espantados por não ouvirem uma única queixa deste paciente, apesar de seu estado clínico.
Carlo ajudou muitas pessoas durante a sua vida e os ensinou a amar. Deixou um legado impressionante para todo o mundo. Ao longo do documentário podemos conferir alguns exemplos do que ele fez e continua a fazer.
Morreu em 12 de outubro de 2006 e seu funeral foi acompanhado por uma multidão de pessoas, muitas desconhecidas para a mãe de Carlo. Dona Antônia traz com emoção o relato daqueles que foram ajudados por seu filho e guarda o afeto de todos estes.
Uma vida breve, mas avassaladora, que transmite esperança e alegria, e que inexplicavelmente atrai pessoas de todo o mundo.
José María Zavala é licenciado em Ciências da Informação pela Universidade de Navarra e doutorado em Economia pela UNED. Em seus mais de 25 anos de experiência profissional, trabalhou na Agência Europa Press, nos jornais Expansión e El Mundo, e na revista Capital, promovida na Espanha pelo grupo alemão Bertelsmann. Também publicou no jornal britânico The Guardian e na revista francesa Paris Match.
Atualmente, é colaborador regular do programa Cuarto Milenio (Cuatro TV), responsável pela seção “Páginas secretas de nossa Historia”, e escreve para El Mundo e La Razón. Autor de mais de quarenta livros sobre os Bourbons e a Guerra Civil Espanhola, é o realizador e argumentista de “O Mistério do Padre Pío”, “Renascidos”, “Wojtyla: A investigação”, “Amanhece em Calcutá” e a mais recente “O Céu Não Pode Esperar”.
“Sou Borja Zavala, um jovem de 21 anos. Colaborei em filmes como o “O Mistério do Padre Pio”, “Renascido”, “Wojtyla: A Investigação” e “Amanhece em Calcutá”. Além de ter um diploma avançado em Marketing e Publicidade, estou atualmente estudando Comunicação Audiovisual.
Sou produtor de cinema com a minha irmã Inés na Custodian Movies. O meu objetivo como produtor é transmitir valores e mensagens de esperança ao povo através de filmes que fazem bem às almas”.
“Eu sou a Inés, tenho 22 anos e ao longo desses anos aprendi que na vida tudo o que fazemos deve ser para a glória de Deus. Participei em vários filmes como “O Mistério do Padre Pio”, “Renascido”, “Wojtyla: A investigação” e este último sobre Carlo Acutis. Estudo Educação Infantil, gosto de andar a cavalo, cinema, encontrar-me com amigos. Sou uma jovem normal que decidiu seguir o caminho que Deus lhe propôs. Junto com o meu irmão Borja, decidimos levar a cabo este projeto com a certeza de que vai fazer muito bem. Queremos seguir o exemplo de Carlo Acutis e dar a oportunidade a outros de o seguirem e encontrarem a Deus. Além disso, estamos certos de que este projeto atravessará fronteiras e chegará a todo o mundo: Carlo é uma figura que atrai muita gente e isso está nos surpreendendo muito”.