Convencido dos acontecimentos sobrenaturais que se desenrolam numa pequena aldeia da Bósnia-herzegovina (Medjugorje) desde 1981, e que atrai milhões de peregrinos todos os anos, um padre recolhe testemunhos conclusivos de vários países, ao mesmo tempo que explica os fundamentos da aquela mensagem. Segundo os “videntes” que narram suas experiências com a Mãe de Deus, esta é a última vez que ela vem ao mundo, antes que comecem a acontecer os acontecimentos que lhes foram confiados e que constituem um apelo à conversão da humanidade.
Após o sucesso de ‘Coração de Pai – São José’, a Kolbe Arte anuncia seu próximo lançamento para os cinemas brasileiros: o documentário ‘O Último Chamado de Maria’. Com estreia prevista para maio, a produção trata dos eventos místicos envolvendo seis pessoas, que afirmam ser testemunhas de aparições da Virgem Maria, em Medjugorje.
Medjugorje é o nome da pequena vila ao sul da Bósnia e Herzegovina, país localizado na península balcânica, no sudeste da Europa. Há mais de 40 anos o vilarejo se tornou um local de espiritualidade e devoção. Anualmente, 2,5 milhões de fiéis visitam o Santuário e afirmam receber graças pela intercessão de Nossa Senhora.
Quem conduz o roteiro é o Padre Francisco Verar, professor de mariologia e estudioso do fenômeno de Medjugorje. Ele explica que diante da situação do mundo, com guerras, ideologias, ganância, desrespeito ao meio ambiente e à vida humana, Nossa Senhora é um sinal de esperança: “Essa é a razão pela qual eu considero que Medjugorje é uma grande luz para este mundo, para muitos homens, para muitas mulheres, para muitos jovens. Luz de esperança, luz de amor, luz de alegria”.
O filme ajuda a ter uma noção da dimensão alcançada a partir destes acontecimentos extraordinários. Segundo os relatos, Maria vem ao mundo pedir conversão e oração e também teria dito que esta é a última vez em que se apresenta na Terra, portanto, este é seu “último chamado”.
O documentário foi produzido no Panamá, mas é composto por cenas do próprio Santuário, além de depoimentos dos “videntes” e peregrinos de diversos países. Alguns destes devotos receberam como missão fundar obras e difundir a mensagem de Medjugorje. É o caso do médico José Ribamar da Silva, fundador do Secretariado Rainha da Paz, no Rio de Janeiro. Outros residentes no Brasil participam das gravações, como Ir. Kelly Patrícia, do Instituto Hessed, Pe. Antonello Cadeddu, da Aliança de Misericórdia e Padre Eugênio La Barbera, fundador da Fraternidade Monástica dos Discípulos de Jesus para a glória de Deus Pai.
Com pouco mais de uma hora e meia de duração, ‘O Último Chamado de Maria’ é um guia para quem se interessa pelo fenômeno de Medjugorje e quer entender o sentido dessa espiritualidade que, embora ainda não reconhecida oficialmente pela Igreja Católica, tem atraído milhões de fiéis e transformado a vida de muitas pessoas.
O ÚLTIMO CHAMADO DE MARIA
Direção: Erik Cotrina
País (de produção): Panamá
Ano (de produção): 2022
ESTREIA: DE MAIO DE 2023
Duração: 96 minutos
Gênero: Religioso
Produtora: Quirófano Films e Gospa Online Productions
Narrador: Presbítero Francisco Angel Verar Hernandez
Elenco: Marija Pavlovic , Vicka Ivankovic , Ivan Dragičević, Pbro. Jozo Zovko ofm. Pbro. Francisco Vera.
Países de filmagem: Bósnia e Herzegovina, Israel, Itália, Brasil, Honduras, Peru, Colômbia, Equador, Panamá, México, Espanha.
DISTRIBUIDORA: KOLBE ARTE PRODUÇÕES
Produzido no Panamá, ‘O Último Chamado de Maria’ reúne testemunhos de devotos e peregrinos de vários países para explicar fundamentos do fenômeno religioso no sudeste da Europa.