Pesquisar
Close this search box.

UM TESTEMUNHO QUE TRANSFORMA VIDAS!

A primeira estreia de 2024 acontece em março, e a Kolbe Arte apresenta o filme A Serva. Esse é um tempo propício para o filme que traz uma história de sororidade ainda no século 19, onde mulheres não tinham voz e nem vez.

São dois séculos, num único filme. Lera, personagem que conta a vida de Santa Vicenta Maria é presa em Madrid nos tempos atuais, e lá conhece duas mulheres que ganham a vida nas ruas, e a pedido de uma delas, lhes apresenta a santa.

Não ocasionalmente, as histórias se entrelaçam, tanto na forma de vida que as duas mulheres viviam, quanto na maneira em que Lera as apresenta um exemplo de mulher que “sustenta outras mulheres”.

Sinopse

Vicenta Maria viveu há quase 200 anos. Desde muito jovem sentiu a vocação de proteger outras mulheres do seu tempo que não tinham as mesmas oportunidades e procuravam emigrar das suas aldeias para as grandes cidades, em muitos casos com poucos recursos econômicos.

Lera, uma empregada doméstica que fugiu da Ucrânia, acaba de ser presa sob a acusação de roubo. Na prisão conhece Julia e Michaela, duas prostitutas, a quem conta a história da mulher que mudou a sua vida.

A decisão de uma mulher pode mudar o curso da história de milhares de outras?

BASEADO na HISTÓRIA REAL da mulher que desafiou o seu mundo para mudar o teu.

Ficha técnica

Direção: Pablo Moreno
Roteiro: Pablo Moreno
Fotografia: Rubén D. Ortega
Música: Óscar Martin Leanizbarrutia
Vestuário: Nacho Pérez Romero
Distribuidora: Kolbe Arte
País: Espanha
Ano: 2024
Duração: 111 min
Gênero: Biografia / Drama*

* Também chamado de drama documentário, é um estilo de documentário que apresenta de forma dramática a reconstituição de fatos, utilizando-se atores para isso.

Ficha artística

Assumpta Serna
Carolina Aller
Cristina González del Valle (Vicenta María López y Vicuña)
Elena Furiase (Julia)
Eva Jakubovska
Juan Arahuestes
Raúl Escudero (Javier)

PABLO MORENO

MENSAGEM DO DIRETOR

O filme aborda a vida e obra de Vicenta María Lopez Vicuna, uma mulher da alta sociedade de meados do século XIX que decidiu dedicar-se de corpo e alma ao cuidado daquelas mulheres que foram obrigadas a sair de casa em busca de novas oportunidades no serviço doméstico nas capitais espanholas.Talvez esta história não nos pareça tão distante, hoje o movimento migratório em todo o mundo continua a ocorrer e os motivos são os mesmos.

O interessante de Santa Vicenta María e o seu trabalho, é que dedicou-se de corpo e alma à promoção da mulher no século XIX, quando ainda era considerada pouco menos que um zero à esquerda. Formou milhares de meninas e ajudou-as a encontrar caminhos viáveis para a sua emancipação e a sua incorporação nos diferentes mercados de trabalho.

No outono de 2019, quando iniciamos este projeto, ninguém nos preparou para o que estava por vir. Uma Pandemia global, Guerra na Ucrânia, crise econômica e social… É neste contexto que o filme ainda estava tomando forma. O Roteiro foi escrito ao longo de 2020 e filmado em 2021, com pós-produção estendendo-se ao longo de 2022.

Foi talvez um dos filmes mais complexos que como diretor tive o prazer de dirigir, primeiro pelo contexto da sua produção, e segundo pelo seu conceito estético e narrativo. Com o filme A Serva quisemos dar um novo passo na forma de contar a vida de um Santo. E embora apresentemos para o grande público a vida de fundadores e fundadoras, de santos de vários lugares, há quase 20 anos, A Serva representa uma estimulante e nova viagem.

Hoje as Religiosas de Maria Imaculada, nome do instituto religioso fundado por Santa Vicenta Maria, continuam a realizar este trabalho incansável, acolhendo milhares de mulheres de diferentes continentes.

Como já referi, A Serva é um filme diferente, e montado de uma forma inovadora, alterando formas clássicas e convencionais, para oferecer ao espectador uma experiência vibrante, uma história contada de forma surpreendente e emocionante. Com uma excepcional Trilha Sonora Original, composta por Oscar M. Leanizbarrutia e bela fotografia.

Em todas estas dimensões, posso dizer que A Serva é uma
declaração de intenções.

Kolbe Arte

A Kolbe Arte começou com o sonho de promover a fé, o amor e amizade através da arte e da cultura. Esse sonho se tornou realidade em março de 2010 e desde então, temos trabalhado para difundir produções cinematográfica com uma mensagem de fé e esperança para o nosso povo.

Mais de 280 mil pessoas já foram impactadas por filmes distribuídos pela Kolbe. Somos representantes exclusivos da Goya Produções e Bosco Films, maiores produtoras e distribuidoras de filmes e documentários católicos no mundo.

No Brasil, já formamos parceria com empresas como Sony Pictures, A2 Filmes e 360 Wayup reconhecidas na distribuição de grandes títulos no país.

Baseamos nossa conduta nos ensinamentos de Padre Kolbe, uma das nossas grandes referências na vida cristã. Com os olhos sempre voltados para novos horizontes, seguimos trabalhando por um mundo melhor.