NOTÍCIAS

As batalhas espirituais para a produção de Nefarious

Se há em você alguma dúvida da existência do mundo sobrenatural e do fato de que o demônio realmente existe, prepare-se para mudar de opinião. Isso porque o novo filme Nefarious, dirigido e produzido por Cary Solomon e Chuck Konzelman, os mesmos responsáveis por Unnplaned, promete colocar o espectador diante de reflexões profundas acerca do sobrenatural. 

Diferente de filmes clássicos de terror quando se trata do sobrenatural, em que muitas vezes são permeadas por uma narrativa hollywoodiana repleta de efeitos especiais com cenas impactantes, Nefarious se destaca principalmente por ir na contramão de tudo isso. Com um roteiro muito bem construído, o que mais prende a atenção dos espectadores são os diálogos e reflexões ali apresentadas.

Ao tratar de filmes envolvendo o sobrenatural, muitas vezes escuta-se relatos de curiosidades e fatos estranhos que acontecem nos bastidores e durante a produção de conteúdos como este. Nesse sentido, Nefarious também carrega em si particularidades que chamaram a atenção dos diretores e da equipe de produção envolvida com as filmagens. 

Sobre estes fatos os diretores afirmam: “Quando você passa por uma experiência como essa, sua fé em Deus aumenta, e também aumenta sua compreensão de que o diabo é real.”

Os bastidores da produção de Nefarious

Em entrevista ao portal norte-americano  The Christian Post, os diretores Cary Solomon e Chuck Konzelman comentaram sobre a batalha espiritual que enfrentaram para concluir as filmagens de Nefarious

De acordo com eles, desde o primeiro momento em que começaram a escrever o roteiro, o demônio não queria que essa obra fosse concluída. “Mas avançamos; o Senhor disse: ‘Continue empurrando’. A razão pela qual fizemos isso, honestamente, foi basicamente porque o Espírito Santo nos chamou para fazer isso. Oramos sobre isso – oramos sobre tudo – e simplesmente seguimos em frente. (…) Quando você passa por uma experiência como essa, sua fé em Deus aumenta, e também aumenta sua compreensão de que o diabo é real.”

Inspirados no livro A Nefarious Plot, (Uma trama nefasta, em tradução literal) do autor best-seller do New York Times, Steve Deace, os cineastas, descreveram Nefarious como um cruzamento entre o romance de CS Lewis, Cartas de um Diabo a seu aprendiz, e o filme:”Silêncio dos Inocentes.”

Durante a entrevista, os cineastas afirmaram que logo no início das filmagens, oito membros da equipe sofreram graves acidentes de carro, o que gerou naturalmente uma preocupação, afinal a equipe não era grande. Contudo, nenhuma destas pessoas ficou realmente ferida após os acidentes.

Muito católicos, eles se agarraram em todo tempo à oração para o bom êxito e condução dos trabalhos. Por isso, contaram também com o auxílio espiritual de um padre experiente em exorcismos e batalhas espirituais que fazia parte da equipe. Porém, “o seu apêndice arrebentou durante as filmagens e ele quase morreu”, recordam os cineastas. O padre foi submetido então a uma cirurgia de emergência. “O cirurgião disse a ele: ‘Se você chegasse aqui uma hora depois, você não estaria aqui.’”

Outro membro da equipe também precisou se submeter a uma cirurgia de emergência após notar o surgimento repentino de um cisto em seu braço. Acompanhe o relato do diretor Konzelman:

No primeiro dia em que Steve Deace visitou o set, ele ficou muito doente com um cisto debaixo do braço. De repente, ele desaparece. Literalmente, na manhã anterior à estreia nos cinemas, ele volta (o cisto). Ao anoitecer, ele está no pronto-socorro, resmungando e resmungando incoerentemente. Ele estava perto da morte e tinha uma infecção viva, MRSA, na corrente sanguínea – estava em toda parte, e ele teve que se submeter a uma cirurgia. Ele quase morreu.”

Acontecimentos estranhos durante as primeiras exibições nos cinemas

Engana-se quem pensa que essas particularidades ficaram restritas somente à fase de produção de Nefarious. Os diretores compartilharam ainda situações fora do comum que ocorreram durante as primeiras exibições do filme, nos Estados Unidos. 

“Foi uma luta constante nos cinemas”, disse Solomon. “O alarme de incêndio disparava em vários teatros em todo o país, os computadores funcionavam mal e as pessoas não podiam comprar ingressos, isso mostrava que um cinema estava esgotado, mas não estava.”

O mais intrigante é que houve numerosos relatos de “pessoas rosnando e vomitando no cinema e não se lembrando de nada quando acordaram”, acrescentou Kozelman.

Contudo, mesmo com todos os desafios Nefarious teve um sucesso surpreendente: o filme recebeu uma pontuação de audiência de 96% no Rotten Tomatoes e arrecadou impressionantes US$ 1,3 milhão em seu fim de semana de estreia nos Estados Unidos, apesar de ter sido exibido em apenas 933 cinemas e concorrer contra dois outros filmes de terror.

“O filme está sobrevivendo e crescendo”, disse Konzelman. “Está ungido. É Deus trazendo a verdade como um leão; solte o leão, deixe-o sair da jaula e a verdade – você não precisa defendê-lo. Ele se defenderá.

Portanto, não deixe que estes acontecimentos te intimidem. Ao contrário, que eles sejam um impulso, não apenas para conferir o filme que estreia nas principais salas de cinema do Brasil, no próximo dia 02 de novembro, como também para renovar a sua fé, intimidade e confiança em Deus. Que as reflexões e realidades apresentadas em Nefarious contribuam para que você possa levar mais a sério a sua vida espiritual. 

 

Por Jéssica Maia

 

COMPARTILHE